segunda-feira, 19 de março de 2012

Visita de Estudo a Santiago de Compostela e Corunha


Este ano não foi exceção tendo-se concretizado esta viagem nos passados dias 16 a 17 de Fevereiro, no âmbito das disciplinas de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) e Ciências Naturais para os alunos do 9°ano do Agrupamento de Escolas.
A viagem teve início bem cedinho, por volta das 7:30 horas da manhã do dia 16 de Fevereiro tendo chegado a Santiago de Compostela no início da tarde. Aí, o nosso primeiro destino foi a Catedral de Santiago de Compostela. Ao longo da visita pela Catedral, os professores de EMRC foram-nos contando um pouco da história deste monumento e de algumas tradições e lendas a ele associadas. A Catedral de Santiago de Compostela é de estilo românico, com uma fachada barroca e, foi construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã. Está situada no centro histórico da cidade e esta é um centro milenar de peregrinação, através do conhecido “Caminho de Santiago”, dedicado a Santiago, o actual padroeiro e protector de Espanha, aí sepultado, segundo consta. Depois de algumas visitas pelo centro histórico e de uma visita ao Museu Galego de Arte Contemporânea, pernoitámos nas imediações da cidade. No segundo dia, por volta das 9 horas, seguimos em direção ao nosso próximo destino, Corunha. Ao chegarmos, todos adoramos a cidade e todas aquelas paisagens à beira mar, tal como podemos observar melhor a partir do Aquarium Finisterrae. Este aquário localizado na Corunha, tem como principal objetivo educar as pessoas sobre o mar, com especial atenção para os ecossistemas da costa galega e ofereceu-nos a possibilidade de conhecermos diversas espécies de animais marinhos, bem como os seus habitats. Após a visita ao Aquarium Finisterrae, seguimos a pé, junto à costa, para “A Casa del Hombre”, um museu interactivo de caracter científico, que trata de uma forma global e monográfica o ser humano, inaugurado a 7 de Abril de 1995. A visita engloba as seguintes etapas: “Eu (a identidade); Genética; Evolução Humana; Paisagens (meios de exploração do corpo e imagens microscópicas de tecidos e células); Reprodução sexual, embrião e desenvolvimento embrionário; Sentidos; Coração e sistema circulatório; Comer para viver (nutrição, sentidos do paladar e olfato); O sistema motor e o pé.” Terminada a visita, e já com o chegar da tarde, iniciamos a nossa viagem de regresso a casa onde chegámos por volta das 23.00 horas. No geral, podemos dizer que foi uma visita que irá ser recordada.
Em nome dos alunos, agradecemos à direção de ambas as escolas, aos professores, aos motoristas, por nos terem proporcionado a visita, o transporte e a animação. E que pró ano haja mais.
Lara Marques e Joana Santos, 9.º Ano

De ano para ano, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, tem vindo a organizar uma visita de estudo a Santiago de Compostela e Corunha, normalmente com duração de dois dias e por volta do 2° Período escolar.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Visita de Estudo – Toledo e Escorial

Nos passados dias 23 e 24 de Fevereiro, decorreu uma visita de estudo a Toledo e ao Escorial - Espanha, destinada aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário. Esta viagem foi organizada pelos professores de EMRC Alberto Barbas, Paulo Neves e Eva Costa. Participaram também como professores acompanhantes, a professora de Espanhol Ana Sofia Martins e o professor Joaquim Lourenço da Direção do Agrupamento. A partida deu-se junto à escola sede do agrupamento, por volta das 00.15h do dia 23. A viagem decorreu durante praticamente toda a noite. Ao amanhecer, chegámos a Toledo. Assim que entrámos na cidade, foi possível contemplar a sua organização territorial com grande incidência nas típicas construções locais. A chegada dos árabes no século VIII, juntamente com a presença de cristãos e judeus, fez de Toledo, a “cidade das três culturas”. Mais tarde com o imperador Carlos V, viria a tornar-se na capital de todo o império espanhol. A Catedral de Toledo, imponente monumento, considerado como um dos melhores exemplos da arte gótica, é constituída por três portas na sua fachada principal: a do inferno, a do perdão e a do julgamento. De igual forma importante, evidencia-se o retábulo do altar da capela principal, assim como as capelas de S. Ildefonso ou do Sacrário onde encontramos uma imponente Custódia Processional. Da parte da manhã, ainda visitámos uma sinagoga. Após o almoço, fomos visitar o Museu do Exército, onde podemos verificar a exposição ali patente como resposta ao interesse existente na Europa dessa época pela conservação e difusão dos objetos relacionados com a história militar. Pernoitámos num albergue nas imediações de Toledo e logo pela manhã partimos para San Lorenzo de El Escorial. Aí, fomos logo visitar o seu imponente Mosteiro, o qual foi mandado erguer pelo rei Filipe II de Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 10 de Agosto de 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França. Aqui ficamos fascinados com a sua exuberante construção arquitetónica, concluída em 1584. De referir que a 02/11/1984, a UNESCO declarou El Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial como Património da Humanidade. Da parte da tarde, retornámos às nossas origens, havendo ainda tempo para visitar a monumental cidade de Salamanca. Visitámos toda a envolvente da zona histórica, nomeadamente a sua Plaza Mayor.
Numa opinião pessoal, esta visita foi importante uma vez que contribuiu para enriquecer os nossos conhecimentos do ponto de vista religioso e estético, para conhecer melhor o território espanhol, assim como aplicar o que foi apreendido no decorrer das aulas, tendo em conta o contributo prestado pelos diferentes monumentos pelo seu legado histórico na construção da Europa. Em geral, pensamos que foi bastante útil para criar momentos de animação bastante agradáveis, para além de ter sido uma experiência que marcou de certa forma as nossas vidas. Desta forma queríamos deixar um apreço muito especial ao professor Paulo pela animação que proporcionou, ao professor Barbas pelas suas explicações e aos restantes professores pela forma como nos acompanharam.
Maria Inês, 10.º A
Carlos Pereira, 11.º C

VIVA ESPANHA! (POR DOIS DIAS)



            Na passada noite do dia vinte e três de fevereiro, mais propriamente à meia-noite, o Secundário do Agrupamento partiu em direção a Toledo/Espanha, numa que prometia ser uma viagem excitante. Escusado será dizer que levámos em malas o nosso peso a triplicar, não fosse esta uma estadia que se iria prolongar por dois dias completos.
            Cada um com a sua música ou conversa, passámos a noite de viagem e em repouso, no entanto, o sono foi raro exceto para aqueles que conseguiram adormecer por umas horas ou minutos, segundo contam! E de manhã, já em Toledo, desembarcámos com muita preguiça e frio à mistura, encasacados e com apetite. Assim, tomámos o pequeno-almoço e iniciámos uma caminhada turística pela cidade, com as mochilas às costas e esperança de despertar a tempo de apreciar a visita.
            A nossa primeira visita deu-se na Catedral de Toledo, dedicada a Santa maria da Assunção e foi acompanhada pelo professor Paulo e professora Eva de EMRC, pelo professor Joaquim da Direção e professora Sofia de Espanhol e guiada pelo nosso amigo professor Barbas, que nos tentou transmitir o máximo de conhecimento possível sobre o edifício que nos maravilhou o olhar, devendo-se o mérito à esplêndida construção arquitetónica e ornamentação. De salientar é que o edifício data do séc. XII e contém influências góticas, barrocas e algumas capelas contêm influências moçárabes.
            Em seguida, tivemos a oportunidade de visitar uma mesquita muçulmana e observar outros monumentos e vistas da cidade, bem como da parte da tarde a visita ao Museu do Exército e Museu Santa Cruz.
            Depois da instalação, comida e dormida na pousada, levantámo-nos dispostos para o dia que se avinhava. Este dia ficou marcado essencialmente pela aprendizagem de variadíssimas músicas tais como “Pega na lancheira vai levar o lanche ao pai” e “Tenho uma vaca leiteira”, sob a direção musical do nosso professor Paulo, que até propôs a edição de um CD; esperaremos pelo seu lançamento no mercado, decerto será merecedor de número um no top de vendas mundial! Mas deixemo-nos de brincadeiras, o que fomos realmente fazer foi visitar o El Escorial, um complexo de palácio, mosteiro e museu, lar e cemitério de inúmeros reis e seus infantes.
            Antes do regresso a Portugal, fizemos ainda uma última paragem em Salamanca para visitar a Plaza Major e observar alguns monumentos, onde se compraram os últimos recuerdos e posteriormente finalizámos a nossa visita de estudo. Agora só falta mesmo é dizer “Viva Espanha!”.

Felícia Bordalo
Nº12, 10ºC

Visita de estudo a TOLEDO