segunda-feira, 19 de março de 2012

Visita de Estudo a Santiago de Compostela e Corunha


Este ano não foi exceção tendo-se concretizado esta viagem nos passados dias 16 a 17 de Fevereiro, no âmbito das disciplinas de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) e Ciências Naturais para os alunos do 9°ano do Agrupamento de Escolas.
A viagem teve início bem cedinho, por volta das 7:30 horas da manhã do dia 16 de Fevereiro tendo chegado a Santiago de Compostela no início da tarde. Aí, o nosso primeiro destino foi a Catedral de Santiago de Compostela. Ao longo da visita pela Catedral, os professores de EMRC foram-nos contando um pouco da história deste monumento e de algumas tradições e lendas a ele associadas. A Catedral de Santiago de Compostela é de estilo românico, com uma fachada barroca e, foi construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã. Está situada no centro histórico da cidade e esta é um centro milenar de peregrinação, através do conhecido “Caminho de Santiago”, dedicado a Santiago, o actual padroeiro e protector de Espanha, aí sepultado, segundo consta. Depois de algumas visitas pelo centro histórico e de uma visita ao Museu Galego de Arte Contemporânea, pernoitámos nas imediações da cidade. No segundo dia, por volta das 9 horas, seguimos em direção ao nosso próximo destino, Corunha. Ao chegarmos, todos adoramos a cidade e todas aquelas paisagens à beira mar, tal como podemos observar melhor a partir do Aquarium Finisterrae. Este aquário localizado na Corunha, tem como principal objetivo educar as pessoas sobre o mar, com especial atenção para os ecossistemas da costa galega e ofereceu-nos a possibilidade de conhecermos diversas espécies de animais marinhos, bem como os seus habitats. Após a visita ao Aquarium Finisterrae, seguimos a pé, junto à costa, para “A Casa del Hombre”, um museu interactivo de caracter científico, que trata de uma forma global e monográfica o ser humano, inaugurado a 7 de Abril de 1995. A visita engloba as seguintes etapas: “Eu (a identidade); Genética; Evolução Humana; Paisagens (meios de exploração do corpo e imagens microscópicas de tecidos e células); Reprodução sexual, embrião e desenvolvimento embrionário; Sentidos; Coração e sistema circulatório; Comer para viver (nutrição, sentidos do paladar e olfato); O sistema motor e o pé.” Terminada a visita, e já com o chegar da tarde, iniciamos a nossa viagem de regresso a casa onde chegámos por volta das 23.00 horas. No geral, podemos dizer que foi uma visita que irá ser recordada.
Em nome dos alunos, agradecemos à direção de ambas as escolas, aos professores, aos motoristas, por nos terem proporcionado a visita, o transporte e a animação. E que pró ano haja mais.
Lara Marques e Joana Santos, 9.º Ano

De ano para ano, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, tem vindo a organizar uma visita de estudo a Santiago de Compostela e Corunha, normalmente com duração de dois dias e por volta do 2° Período escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário