quinta-feira, 15 de março de 2012

VIVA ESPANHA! (POR DOIS DIAS)



            Na passada noite do dia vinte e três de fevereiro, mais propriamente à meia-noite, o Secundário do Agrupamento partiu em direção a Toledo/Espanha, numa que prometia ser uma viagem excitante. Escusado será dizer que levámos em malas o nosso peso a triplicar, não fosse esta uma estadia que se iria prolongar por dois dias completos.
            Cada um com a sua música ou conversa, passámos a noite de viagem e em repouso, no entanto, o sono foi raro exceto para aqueles que conseguiram adormecer por umas horas ou minutos, segundo contam! E de manhã, já em Toledo, desembarcámos com muita preguiça e frio à mistura, encasacados e com apetite. Assim, tomámos o pequeno-almoço e iniciámos uma caminhada turística pela cidade, com as mochilas às costas e esperança de despertar a tempo de apreciar a visita.
            A nossa primeira visita deu-se na Catedral de Toledo, dedicada a Santa maria da Assunção e foi acompanhada pelo professor Paulo e professora Eva de EMRC, pelo professor Joaquim da Direção e professora Sofia de Espanhol e guiada pelo nosso amigo professor Barbas, que nos tentou transmitir o máximo de conhecimento possível sobre o edifício que nos maravilhou o olhar, devendo-se o mérito à esplêndida construção arquitetónica e ornamentação. De salientar é que o edifício data do séc. XII e contém influências góticas, barrocas e algumas capelas contêm influências moçárabes.
            Em seguida, tivemos a oportunidade de visitar uma mesquita muçulmana e observar outros monumentos e vistas da cidade, bem como da parte da tarde a visita ao Museu do Exército e Museu Santa Cruz.
            Depois da instalação, comida e dormida na pousada, levantámo-nos dispostos para o dia que se avinhava. Este dia ficou marcado essencialmente pela aprendizagem de variadíssimas músicas tais como “Pega na lancheira vai levar o lanche ao pai” e “Tenho uma vaca leiteira”, sob a direção musical do nosso professor Paulo, que até propôs a edição de um CD; esperaremos pelo seu lançamento no mercado, decerto será merecedor de número um no top de vendas mundial! Mas deixemo-nos de brincadeiras, o que fomos realmente fazer foi visitar o El Escorial, um complexo de palácio, mosteiro e museu, lar e cemitério de inúmeros reis e seus infantes.
            Antes do regresso a Portugal, fizemos ainda uma última paragem em Salamanca para visitar a Plaza Major e observar alguns monumentos, onde se compraram os últimos recuerdos e posteriormente finalizámos a nossa visita de estudo. Agora só falta mesmo é dizer “Viva Espanha!”.

Felícia Bordalo
Nº12, 10ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário