quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escolher EMRC – Desenha a tua vida!

            Tal como um desenho, nós enquanto pessoas, temos de nos ir desenvolvendo e criando novas linhas na nossa vida. Começamos apenas por ser uma grande folha em branco em que um risco apenas passa despercebido. Durante a nossa infância vamos começando a entender o mundo que nos rodeia, aprendemos a diferença entre bem e mal, traçamos as primeiras amizades e com isto começamos a despertar o nosso lado mais social e moral.
             Entramos na escola e apercebemo-nos que ainda não vimos absolutamente nada e sabemos ainda menos. A nossa página continua apenas rabiscada. Então como é que alcançamos a nossa essência como pessoas? Aí entra a educação e a formação. Todas as disciplinas têm o seu papel no nosso desenvolvimento mas existe uma que vai mais longe e explora campos que nós nem fazíamos ideia que existissem. A disciplina de EMCR não se limita a transmitir ensinamentos da doutrina cristã, até porque não é esse o objectivo. É um espaço de partilha de valores, cooperação, tolerância e descontracção (uma fuga à rotina) que funciona como uns grande óculos graduados alargando-nos os horizontes. Permite-nos conhecer outras realidades e desenvolver capacidades, cultivando o nosso lado cívico e moral.
              Depois de tantas razões não tens desculpas para deixares passar esta oportunidade de te desenvolveres. Transforma esses rabiscos sem nexo numa linda paisagem. Atreve-te.

Raquel Lima, 11º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário